terça-feira, 5 de abril de 2011

Qual a sua senha?

Meu primeiro dia de trabalho. Acordei as 6:30am, me arrumei, tomei café da manha com Carlos e Clara ( o que sempre é uma delicia por que os assuntos sao os mais variados), tomei leite evaporado com café e estava maravilhoso. Peguei minha bolsa e fui caminhando para a Escuela San Martin.

Cheguei a minha sala, e na lousa estava escrito " hoy és martes, no saliu lo sol, hace frio" A primeira parte da aula sao as " noticias do dia" hahaha..
Depois todos se aprentaram para mim, dizendo seus nomes na linguagem de sinais. Eu tambem tinha que ter um nome, entao as criancas me deram um nome na linguagem de sinais.. é como um "C" feito com a mao direita, logo na altura do queixo. É assim que funciona lá, a linguagem de sinais, tem "senhas" especificas para cada nome, e agora tenho o meu tb!


A manha se seguiu.. e a todo momento, que eu parava para refletir um pouco sobre o que estava acontecendo.. meus olhos se inundavam de lagrimas, que tinha que conter, para nao demonstrar no meio da classe.

Essa é uma escola municipal, entao todos os niños sao muito pobres, e alguns vivem em orfanatos, mas o que tem em comum. todos tem alguma deficiencia, seja mental ou fisica. É a luta pela inclusao, pelo amor "no matter what!"

Eu fiquei com os pequenos, de 3/4 anos, ensinando eles a linguagem de sinais (q eu tive q aprender na hora , p/ poder ensinar tb). E Gabi, a professoa da classe, com os maiores. Em San Martin, tem criancas com todos os tipos de deficiencias, é um soco no estomago de qualquer burgues metido a entendido da vida!

Um comentário:

  1. Nossa Cactus! Quando você disse que ía para aí para estudar, pensei que fosse o Espanhol... mas agora vejo que você está "aprendendo" muito mais o que a língua, né? Que lindo seu trabalho!

    ResponderExcluir