quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os meus 7 desafios de Machu Pichu


Podemos dizer que Machu Pichu é uma cidade sagrada, podemos dizer que Machu Pichu sao apenas ruinas, em verdade, a magia de Machu Pichu esta em cada um de nós, e em como acreditamos nessa cidade sagrada, perdida e depois de seculos, encontrada, mas a questao é quem é voce, quando voce chega a Machu Pichu.
Para mim a historia comeca na quinta feira, quando Eu e Chakad comecamos a planejar a viagem.


O Primeiro desafio - era como chegar, como ir, quando ir e quanto pagar. Nao queriamos nada muito caro, nem nda mto turistico, apenas ir tranquilos e ter liberdade para estar ou retornar de acordo com nossa vontade. Enfim, depois de 3 dias planejando, e visitando milhoes de agencias de turismo, no sabado a noite, encontramos um tour que parecia bom, Machu Pichu by Car com uma trilha de 10 KM pela floresta.


O Segundo Desafio - Saimos bem cedo, as 7am da segunda feira, tomamos a Van e depois de umas 3 horas de viagem para o carro por uma estrada super perigosa, uma cascata de agua, no meio da montanha, inundava a estrada, tudo isso há uns 3 mil metros de altitude. A questao era, ficar dentro do carro ou sair? Claro, saimos! O Carro entao passou, "sambando" pelo rio e nós (cerca de 7 pessoas) agora tinhamos que passar a pé! Agua no meio da perna, um precipicio há 3 metros de mim, qualquer passo em falso e já era, voce ia correnteza abaixo. Entrei en panico ao ver aquilo, e com agua pelo meio das pernas, passamos! Foram minutos de panico em q vi a possibilidade de tudo acabar ali.. mal sabia eu o q ainda estava por vir!





O Terceiro Desafio - Depois cerca de 1 hora de estrada, um desmoronamento! Paramos a Van denovo! As pedras, gigantes, caiam de cima da montanha passando pela estrada, numa chuva de pedras assustadora. Cerca de 50 pessoas , entre turista e moradores esperavam de ambos os lados a natureza permitir que passasemos. Depois de quase 1 hora, pararam as pedras e passamos! Todos bateram palma e vibraram por estarem vivos!


O Quarto Desafio - Depois de cerca de 15 minutos de carro, um outro desmoronamento, mas dessa vez maior e pior, havia espacos em que somente umj montoado de pedras(que tinhamos que subir) formavam o que seria a estrada e abaixo daquilo, 3 mil metros de precipicio. Nao havia como o Carro passar, ali era a parada final, mas inda tinhamos muitos KM´s para percorrer. Descemos todos e caminhamos, pelo barro da chuva, pelas pedras desmoronando e quando estavamos passando por uma parte escuto "correeeeeeee" as pedras estavam caindo, grandes, do topo da montanha, e nós pequenos ali no meio caminhando! Corremos ao som de pedras e terra desmoronando. Eu nao podia olhar para os lados, só olhava p baixopara nao escorregar em nada e cair de vez! Mais um obstaculo, Mais uma superacao! Depois de cerca de 1 KM caminhando, um carro nos encontrou p nos levar ao proximo ponto.


O Quinto desafio - Chegamos a Hidreletrica, onde iriamos para e entao iniciar a trilha pela floresta. comecamos a subir pequenos degraus de pedra por entre a mata e minha mochila, que era leve, parecia tao pesada e minhas pernas tremiam. Minha pressao baixou e nao conseguia mais subir. Gritei por Chakad, gritei por ajuda. E depois dos outros tantos desafios superados a uniao já existia naquele grupo. Um suiço fofo que estava no grupo pegou minha mochila e Xavier e Chakad me ajudaram a subir. Ufa......... enfim.. entavamos na area plana na trilha. O Mais engracado, foi que diante do nervosismo, eu só conseguia falar portugues! hahaha! todo meu espanhol impecavel havia sumido e rimos depois do que havia acontecido!




O Sexto Desafio - O Tempo! O Tempo é implacavel, e depois de tudo o que já haviamos passado, comecou a escurecer..Lanternas na mao, agora a trilha seria no escuro! Por entre pedras, barro, chuva (há.. pq nessa hora ja havia comecado a chover denovo) caminhamos pelo trilho do trem, por pontes e por tabuas sobre a agua. Por 10 KM, com minha mochila, minha vontade de chegar. Em todas as pontes, Chakad me estendia a mao, por que sabia q eu tinha medo, e ele estava là, gracas ao destino ele estava lá. Enfim, molhados, suados, cansados.. CHEGAMOS! Era hora de dormir, para conhecer a cidade perdida.


O Setimo e ultimo desafio - Há dois anos tive um sonho, e me vi em Machu pichu na epoca em que a cidade funcionava, e foi há dois anos que decidi que viria a este lugar, para encontrar algo, que nem eu sabia o que era. Enfim, respirando os ares de machu pichu, sentada sobre as pedras e olhando para o vale, pude ver que encontrei muita coisa pelo caminho, encontrei amigos, encontrei superacao, encontrei beleza, encontrei pedras polidas com perfeicao e contrucoes impecaveis, magia e misterio. Mas principalmente, encontrei-me comigo! O caminho que se faz a machu pichu é a resposta a suas perguntas..e a chegada é o premio! Quem eu sou agora e o que eu sinto agora.. tive que ir a Machu Pichu buscar!

"E do amor gritou-se o escândalo
Do medo criou-se o trágico
No rosto pintou-se o pálido
E não rolou uma lágrima
Mas sob o sono dos séculos
Amanheceu o espetáculo
Como uma chuva de pétalas
Como se o céu vendo as penas
Morresse de pena
E chovesse o perdão
E a prudência dos sábios
Nem ousou conter nos lábios
O sorriso e a paixão

Pois transbordando de flores
A calma dos lagos zangou-se
A rosa-dos-ventos danou-se
O leito do rio fartou-se
E inundou de água doce
A amargura do mar
E a multidão vendo em pânico
E a multidão vendo atônita
Ainda que tarde
O seu despertar"

2 comentários:

  1. Cat! que demais! conta mais!!! please!!! por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. amazing!!!

    você é danada, né, figura! não bastava a trilha pro machu pichu ser difícil, você consegue passar por mais ainda!

    to louca pra ouvir tudo isso pessoalmente...

    ResponderExcluir