terça-feira, 12 de abril de 2011

As Maos de Alvaro

Alvaro tem 12 anos. É calado, atento, cuidadoso e muito amoroso. Como o mais velho da classe dos deficientes auditivos, ele está sempre atento as liçoes, e também atento aos demais. Eu acho Alvaro lindo, mas pode ser que sejam meus olhos agora apaixonados por estes garotos e garotas, que permitam que eu veja a beleza em cada segundo que estou com eles.
Alvaro é surdo e o mais velho de 6 irmaos, sua mae é evangelica e de uma igregia que nao permite que se use preservativos, portanto, a cada ano, uma nova criança.. creio que todos conhecem bem essas historias. Por ser o mais velho ele é um homenzinho..se comporta super bem, faz todas as licoes, tudo, mas um homenzinho, de 11 anos, que precisa de um pouco mais de amor e atençao.
Bueno... o que aconteceu hoje com Alvaro me cortou o coraçao! Vou lhes contar!
Toda segunda feira a professora faz uma "inspeçao" para ver se todos estao com as maos limpas, porque pobreza nao tem nada a ver com sujeira e é importante ensinar a estes garotos e garotas noçoes basicas de higiene. A professora comecou a ver as maos dos alunos, um a um, e logo eu notei que Alvaro foi para o final da fila e escondeu suas maos, e com a cabeça baixa seguiu na fila. As maos de Alvaro estavam sujas.. e ele, o mais velho da turma, com vergonha! Vergonha da reprovaçao da professora, vergonha por ter suas maos sujas e suas unhas encardidas. E foi nessa hora.. que eu, corri até ele, rapidamente, e puxei ele da fila e levei ele ao banheiro, fechei a porta e puis suas maos embaixo da agua e comecei, eu mesma a lavar suas maos, cada dedinho, cada cantinho. Foi como que instantaneo, um sorriso se abriu naquele rostinho timido e cabisbaixo. Muito sabao, muita agua, tudo rapido, para que ele voltasse logo para a fila, e assim, a professora pudesse lhe dizer que ele também estava com as maos limpas como os demais. E diante da aprovaçao da professora, ele olhou p mim e sorriu..como se eu soubesse do segredo.. e eu.. eu sorri de volta, com meus olhos marejados e segui arrumando as cadeiras e as mesas para comecarmos as líçoes com meu coraçao cheio de amor.


2 comentários:

  1. Mais um texto representando algo maravilhoso!
    não vou cansar de dizer: PARABÉNS! Cat.. por tudo o que esta fazendo!

    ResponderExcluir
  2. todos podemos fazer mais juntos!! :-)

    ResponderExcluir