sexta-feira, 8 de abril de 2011

Natali e sua primeira palavra





Natali é uma Peruana linda, com cerca de 4 anos, está na classe de deficientes auditivos. Como todas as manhas, depois de aprender algumas palavras e frases novas, as criancas maiores da classe (que já sabem escrever) escrevem as "noticias do dia" em seu caderno, coisas como:  "hoje fez sol" ou "amanha é sabado" é para treinar o vocabulario e aprender a escrever.
Fui sentar-me com Natali para fazer as liçoes de vocabulario e a professora me disse que Natali nao sabia escrever, que era para eu escrever para ela, e irnos lendo juntas. Pois acreditem que esta criança me deu um sorriso, pegou o lapis da minha mao e escreveu devagarzinho a palavra N-O-T-I-C-I-A-S no cabecalho da pagina!!!! Sim , foi isso mesmo que aconteceu!
Natali escreveu sua primeira palavra e eu estava lá, com a mao em seu ombro, vendo tudo,  e aplaudindo , fazendo "bravo, bravo" em linguagem de sinais!!
Que Emocionante! Chamei a professora para ver! Aquela podía ser uma manha qualquer, como sao tantas outras, mas era a primeira manha em que Natali escrevia, em que Natali escreveu sua primeira palavra!!
Para os deficientes auditivos é muito mais dificil escrever, por que como nao escutam os sons, é mais dificil fazer associacoes entre letras, palavras e significados.
No dia seguinte, quando estava na classe dos pequenos com paralisia cerebral, Natali foi me visitar, me deu um abraco, segurou meu cabelo (como sempre faz).  Abracei aquele pequeno "serzinho"  me sentindo cumplice de seu aprendizado e sentindo que eu também estou aprendendo a reescrever minhas primeiras palavras e esta palavra de hoje se chama:  Amor!

8 comentários:

  1. É Cat, a vida e suas formas de nos ensinar o Amor!
    Me emocionei! =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. esta pequena escrevendo noticias aí no Peru, enquanto outras crianças viravam noticia no Rio de Janeiro. Mas noticias tristes e trágicas... Chegou aí essa notícia?

    ResponderExcluir
  3. Oi Su, a noticia chegou sim.. muito triste msmo!

    ResponderExcluir
  4. Cat! que emoção! muito lindo isso tudo q vc ta fazendo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Catarina!
    Fiquei encantada ao ler seus relatos de viagem. Trabalhar com estas crianças deve ter sido uma experiência maravilhosa. Tenho vontade de realizar trabalhos voluntários no exterior. Podemos trocar algumas ideias? Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise, claro que podemos trocar ideias sim. Me envie seu email para podemos conversar. Abcs. Catarina

    ResponderExcluir
  7. Olá, Catarina!
    Aí vai meu e-mail: perdigaodenise@yahoo.com.br
    Aguardo seu contato. Obrigada!

    ResponderExcluir