segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Elixir de Coca


Tinhamos uma tarde livre e estavamos exaustas! caminhar por La Paz há 4200m de altura é quase como estourar seus pulmoes tentando respirar e manter seu corpo vivo a cada passo.
Fomos entao ao museu da coca, que estava a uma quadra ( descendo, ufa!) do nosso hotel.
A historia da Coca é incrivel.. e pensar que uma simples planta pode ser usada para o mal e para a cura, para tantos fins e que tenha gerado tantos empregos nas lavouras da america do sul, para produzir remedios e alimentar um povo e ao mesmo tempo foi usada de forma sintetica (essa sim proibida) para causar tanto sofrimento.
O que poucas pessoas sabem é que o Cal usado nas contrucoes é feito de coca tambem, assim como tantos remedios receitados nos consultorios medicos. Folha de Coca nao é droga! Cocaina (modificada sinteticamente) SIM!
As Folhas de coca sao aliadas para enfrentar a altitude, sao aliadas para enfrentar a fome e tudo mais. Sao muitos os beneficios, cientificamente comprovados.
Inclusive pode ser usada no combate à dependencia quimica da cocaina sintetica.
As folhas de coca tambem sao usadas por alguns para Leer o futuro, o presente e até mesmo compreender vidas passadas. Sim, COnfesso que fui a uma dessas "bruxas" e sim.. ouvi coisas do meu passado, do meu futuro e do meu presente. Mas isso..sao partes da viagem que vou guardar para mim e para as folhas, que joguei num lindo jardim, para semear meu destino.
O museu é pequeno, todo de madeira, com muita coisa para ler mas também muito charmoso.
No Segundo andar há um Café, e pedimos um Cafe com Leche e licor de coca. Uma delicia! Um sabor raro e estimulante.
Há tambem o Elixir de Coca, que tem grande quantidade de cafeina e é um poderoso estimulante. Voce toma uma dose de cerca de 10ml e fica totalmente desperto e eletrico.
O dono do café, acho que tentando nos agradar pois um pouco do tal elixir na nossa bebida e saimos de lá rindo a toa..


Nenhum comentário:

Postar um comentário