quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prateleiras Vazias..

 "acabe com a ideia romântica de trabalho"
 " você é um produto, na prateleira, e como está estudando não pode ser vendido ainda"
 ....e foi assim que começou minha quinta feira....

            Depois de 6 anos na mesma empresa, em que eu conhecia todo mundo, onde eu sabia o nome do senhor que tirava meu lixo todos os dias e da moça da limpeza.  Em que os problemas eram mais ou menos os mesmos sempre.. e embora a gente soubesse que nao ia mudar, e continuávamos reclamando todo mes dos mesmos problemas. Embora eu soubesse que as vezes era um numero, eu não me sentia assim. Fato!
               Ao sair dessa empresa.. vir para Madrid fazer um Master e estudar meses e meses sem parar sobre todas as injustiças e desigualdades do mundo em que vivemos.. de me deparar com as crises existenciais mais complicadas e tomar decisões importantes na minha vida, eu voltei ao Brasil para ferias de duas semanas.
             Decidi, procurar uma dessas profissionais do desenvolvimento de carreira, ou sei la como se chama isso.. sentei ai de frente a esta mulher que supostamente é muito inteligente e conhece tudo do mercado de trabalho e escuto essas perolas e algumas outras como " não vao demorar mais do que 20 segundos para ler seu curriculo".. "não esqueça, voce é um produto e precisa se vender"

       ou seja.. estou me preparando, anos e anos da minha vida, estudando , viajando, me esforçando, aprendendo idiomas, para trabalhar na área de desenvolvimento ou ajuda Humanitária  supostamente salvando vidas e o cara nao vai ler meu CV mais do que 20 segundos?!!
           Como dizem em español: "lo siento" Nao é a toa que o mundo está como está!
         Bom, depois de 1 hora de papo com a Senhora "desenvolvimento de carreira" , eu sai do escritorio dela sentindo que havia levado um soco no estomago e outro no coração.

      Ver quão frio e materialista é esse universo de empregos só me fez recordar os motivos pelos quais decidi vir aqui e estudar todas desenvolvimento e cooperação.. 
      Valeu cada segundo.. para saber exatamente por qual caminho eu NÃO quero ir! e que bom que tive a oportunidade de escutar todas essas bobagens antes de começar a buscar trabalho.. assim selecionarei muitissimo melhor para onde quero focar minha nova carreira. Me fez recordar porque queria mudar o mundo.. e todas as batalhas pelas quais quero lutar. 
Coaching? Desenvovimento profissional? Oi?!

Nao.. nao sou um produto..de mim  suas prateleiras estarão vazias!
Enquanto todos continuarem vendo as pessoas como produto, nao conseguiremos reduzir os 850 milhoes de pessoas que ainda passam fome no mundo!
Minha bandeira está erguida, e não vai baixar! Não sou produto e minha vida não está a venda!


LA ÚNICA SOLUCIÓN

Yangon, Myanmar


Odiad a quienes odian poco
a quienes aman poco
a quienes sienten poco.
Ajusticiad a quienes no despierten
barritando de júbilo o de ira,
matad a quien no quiera suicidarse
o no sea el Mesías prometido,
no perdonéis a aquellos que perdonan
porque también perdonan al tirano.

Sea el mundo la cáscara de un fruto
que un soldado patea calle abajo,
sea este tiempo el benjamín del Tiempo
si no guarda fe para ser su padre.

Aullad en la mamada de la vida
o castradla a bocados brutalmente,
aborreced el orden como un número
sentado en el envés del infinito.

Amad como no ha amado ningún monstruo,
odiad como no ha odiado ningún ángel,
incendiad el vivero de los días,
rayad los cielos hasta que la Nada,
la inconmovible Nada, abra un párpado.

5 comentários:

  1. Oi! Vi alguns relatos seus sobre trabalho voluntário no Peru, gostaria de saber um pouco mais! Como faço para entrar em contato? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, entre em contacto com os responsaveis pela ONG Volunteering Peru - http://www.volunteering-peru.com/

      Excluir
  2. Catarina, meu nome é Isabel. Gostaria de conversar contigo sobre sua viagem do Peru. Vc tem face? O meu é Bel Galbiatti, sou de Indaiatuna. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Catarina tudo bem, meu nome é Karla , moro em Vitória - Es, gostaria de conversar sobre sua experiencia no Perú, pois tenho interesse de fazer trabalho voluntário, sou pedagoga e gosto muito da area de educação especial, me adiciona no facebook se possível........abraços

    facebook: karla Sassemburg / Email: k_arlita73@hotmail.com.../ Skype: karla.sassemburg

    ResponderExcluir
  4. Ei Catarina,

    Vi uma mensagem sua no Mochileiros e resolvi entrar em contato, pois eu estou procurando informações sobre o trabalho voluntário em Cusco. Será que você pode me ajudar? Abraços!

    ResponderExcluir