quarta-feira, 13 de março de 2013

Nem tão Jovens , mas ainda Rebeldes!


Esses dias caminhando pela gran via, vi uma garotinha, com uma mecha no cabelo pintada de rosa,uma meia calca rasgada e ouvindo alto no mp3 , a musica Californication, e achei bonitinha a rebeldia daquela menina carregando o mp3 pela rua. Explico. Aqui na Europa rola um completo ódio a cultura americana, e aqui é a terra da Zara, da Mango, e de tantas outras lojas de roupas fashion, e a Europa está inundada pelo chamado “chic” ( fazer o que , ne?!) .

E eu...voltando pra casa, nos meus jeans , bota gasta, casaco quentinho e olhando tudo por detras dos meus óculos de grau, me senti uma senhorinha, pensando “ ahh, no meu tempo” . "No meu tempo a nossa rebeldia era outra, mas era também rebelde". Até por que ser rebelde no Brasil é MUITO diferente que ser rebelde na Europa, mas até ai..tudo bem. O que importa é que fiquei com aquele gosto nostálgico na boca.. de todos os sonhos que tinha, e todas lutas que eu quis começar. Até que a vida foi me batendo, me moldando, me deixando marcas e feridas. E acho que afinal com todos os jovens rebeldes é assim.. depois acabamos necessitando de óculos de grau, e colocar roupas sociais, mas a rebeldia continua la dentro, pulsando, pulsando.

Uma semana depois, fui de viagem a Palência, conhecer um Povoado Sustentavel no norte da Espanha, e me deparei com jovens rebeldes de uns 60 anos ou mais.. que assim como eu e como aquela menininha ouvindo californication na Gran Via, cada um a seu modo, também em algum momento foram moldados pelo mundo, e em algum momento sublime, desses poucos que temos na vida, decidiram romper com tudo, retomar as enxadas, e ir viver em comunidades sustentáveis no meio do campo.
Afinal.. essa rebeldia jovem, continua sempre rebelde e continua também jovem.. e fica ali guardada dentro de nós, enquanto o resto da gente envelhece..

Nesse mestrado, estou constantemente em contato com gente que queria mudar o mundo..e entendeu que esses sonhos de mudar o mundo, são sonhos lindo e que a realidade é dura, bem dura! Continuo com aquele meu antigo sonho meio hippie, meio humanista, meio budista, e um tanto quanto colorido de compaixões,  paixões,  e paz.

Compreendi que continuamos levando as Bandeiras conosco, mas junto com as Bandeiras, e os sonhos, e as batalhas,  vem os livros, os projetos, as auditorias, as reuniões com o financiador, e acordar cedo pra chegar na ONG antes das 9am, todo santo dia! ( e pensar q pontualidade nunca foi meu forte!).

Com uma rosa na mão, um monte de ideias na cabeça, e meus oculos de grau, quem diria.. que afinal eu iria constatar.. que a rebeldia exige um tanto de disciplina, e outro tanto de paciencia! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário