sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Uma forma de pensar o consumo..

Madrid.. Europa.. Paredes cobertas de marmore de seculos atras.. e predios lindos.. okok.. mas o que me fascina é o comportamento das pessoas e a forma como lidam com as coisas.
Depois de andar um pouco por aqui .. venho comecando a compreender os motivos de a Espanha ser 1 mundo.. e assim também venho aos poucos compreendendo os motivos pelos quais o Brasil tá sempre estagnado em alguns aspectos.
Uma das coisas que mais me chama a atenção é a cultura do não desperdicio e do consumo inteligente.
Explico.. aqui tem comedores para quem não tem grana.. ninguem aqui nesse Pais morre de fome..e sabe.. as pessoas nao "aproveitam" disso para tirar uma vantagem.
Elas realmente só usam se precisam.
Mesma coisa acontece com cupons de promoção. Cansei de ver cupons de promoção em várias lojas ou restaurantes e as pessoas só pegam o que vão usar.
E isso também se reflete no lixo.. nas liceiras e na reciclagem de produtos.
Exemplos seriam mil...
E aos poucos começo a compreender que o Brasileiro só tem essa cultura de "tirar vantangem" pq está sempre no perrengue.. aqui eles tem acesso a tudo e sabe que continuarão tendo.. portanto não há motivo para tirar vantagem ou para querer tomar tudo a goles largos.
Outra coisa que eu adoro ver é o supermercado.. os produtos que vão vencer logo ficam numa estante separada e tem um preco mais baixo, justamente para que sejam consumidos e não estragem.
 Por toda a cidade voce pode ver cartazes que incentivam a reutilização das coisas, ou mesmo o não desperdicio, Latoes delixo reciclavel, lojas que compram produtos usados.
Alugar apartamentos é outra coisa interessante. Um imovel vale mais para alugar se está mobiliado. As pessoas aqui não se importam com os moveis que tem.. o importante é que uma mesa sirva para comer e pouco importa se já estava lá ou não. assim as coisas ficam mais leves e as pessoas menos presas a seus proprios bens materiais.
 Aos poucos estou comecando a mudar também a minha forma de pensar em relação ao que consumo e ao que eu utilizo.
Embora eu não seja das mais adeptas ao "jeitinho brasileiro" aos poucos começo a re-aprender a consumir e também reconhecer quais são minhas reais necessidades e o que é superfulo.
É claro que o consumismo está sempre por toda parte.. mas sabe.. se eu consigo entrar numa loja e comprar uma calca de qualidade por 20 euros  e sinto que estou pagando o preco justo, que ninguem ta querendo tirar vantagem em cima de mim ou querendo meu dinheiro como muitas vezes me sinto no brasil (embora eu não tenha muito!rsrss!!) ou que as promocoes no supermercado são efetivamente promocoes e quando chego em casa tenho um produto de qualidade para consumir ao inves do famoso "barato sai caro" que tanto temos no brasil, não tem por que comprar um monte ou consumir em excesso.
Aqui existe uma valorização maior do que é daqui.. uma consicentização sobre que tipo de consumo por fazer a economia girar de uma forma mais produtiva para os proprios espanhois (exemplo desse cartaz que está no mercado tirso de Molina perto da minha casa)
Enfim.. é uma forma diferente de ver as coisas.. muito mais transparente e que acima de tudo permite que a população seja livre.. uma liberdade que temos que admirar e aprender a ter no Brasil também..

Nenhum comentário:

Postar um comentário