quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aids...

E então sigo, entre aulas com professores espetaculares e outros mais espetaculares ainda.. vou redescobrindo um modo sensível de teorizar, de aprender, de acreditar na educação e sentir que vale a pena!
Eu não fui a melhor aluna da graduação e provavelmente não serei a melhor do mestrado.. mas eu me pego achando ruim ter feriados e torcendo para a segunda feira chegar logo.. por que então as aulas recomeçam . acho que esse é o sentimento quando um encontra sua real vocação.
Esta semana, no modulo de sociologia africana, entra para a aula um distinto senhor, de cerca de 60 anos, com um sotaque interessante e um nome mais interessante ainda: Mbuyi Kabunda. Sim, este distinto senhor é da Republica do Congo , um renomado professor que viaja o mundo ensinando sobre a cultura africana. Mais uma vez agradeci quietinha pelo privilegio de estar ali. A semana se segue e me pego completamente hipnotizada por aquele mundo.. um africano falando da africa.. ate que enfim!
E no intervalo qual não foi minha surpresa quando este homem veio falar comigo em portugues! ( SIMM!! em Portugues!) e perguntar se eu estava gostando da aula e com um sotaque engracadinho me falou sorrindo " tudo bem? voce gosta da aula?" E eu lhe perguntei "voce fala portugues?" e ele me respondeu " sim, eu aprendi.. por que assim posso falar com meus alunos de Mocambique no idioma deles..é que prefiro falar com as pessoas na sua lingua materna"  ....qual não foi minha surpresa depois quando descobri que ele falava 7 idiomas!!! bom e nessa hora eu engoli seco,emocionada, diante de tamanha demonstração de humildade e humanidade e fui sentar na minha carteira..

sabem..eu já estava cansada daquela visão burguesa e hipócrita dos burgueses dizendo o que se tem ou não que fazer com a Africa, enfim eu poderia ouvir de um africano o que ele acredita que seja necessário para seu continente.
E então o tema principal da aula foi... AIDS! e um conjunto imenso de fatores, formas de contagio, falta de cuidados médicos, usos da contaminação como forma de dominação de territórios . e então entendi que mais cruel que o virus.. é o que o homem pode fazer com o virus. Sai da aula em choque.. pensando no absurdo dessa contaminação em massa.. nos órfãos da aids, nas mulheres estupradas pelos militares, nas vitimas do LRA.
Fiquei com um pouco de vergonha da raça humana, ao ver tudo o que foram capaz de fazer com a Africa.. e sem contar o estudo de caso sobre a Tanzânia que fizemos no dia anterior, que me deixou com o estomago embrulhado um dia inteiro depois de ver as crianças comendo peixe podre cheio de larvas e os governantes ainda dizerem que a Tanzânia era um exemplo de desenvolvimento econômico..

enfim.. dai como na minha vida tudo sempre são truques do destino.. entro no metro e um homem branco, magro e pálido entra no metro, e começa a cantar uma musica, e a letra da musica dizia

 " lhes desejo toda a saúde do mundo.. toda a sorte do mundo.. todo o sucesso possível . mas eu tenho Aids, estou em fase terminal.. e mal tenho o que comer.. me ajudem se puder.. mas se não.. continuo lhes desejando toda a saúde do mundo"

Homem branco... homem negro.. mulher.. criança.. não importa..

Ao final.. coincidência ou não o professor sugere como uma das melhores soluções para educar a população sobre a Aids ,  é a musica e as canções.. e conta ele mesmo o caso de um cantor do Congo que morreu de Aids e fazia musica para conscientiza a população..
Durante a semana de aulas nos ensinou a repensar a Africa.. a olhar com outros olhos.. e a ver os africanos todos como vitoriosos, por que sobreviveram aos maiores absurdos que pode um continente sofrer. Nos ensinou a repensar os valores e a cultura.. a compreender que não querem esmola e sim respeito!

E mais um modulo do mestrado que termina com aplausos intermináveis e alunos emocionados.. mais um montão de paginas para eu ler no final de semana .. e mais um pouquinho de transformação na minha mente!

Um comentário:

  1. Também fiquei em shock! Nossa, até onde o ser humano pode ir??? cho que não tenho mais esperança neles...

    ResponderExcluir