sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Algumas reflexões ainda confusas..

              Desde que cheguei a Madrid, uma imensidão de coisas já me passou.. faz um mês que moro na Europa.. o que seria o sonho encantado de muitos tem se tornado para mim, quase que um retiro em tempo integral.. cheio de reflexoes, pensamentos, aprendizados .. e por ai vai..
              A verdade é que a cidade é linda, o metro e os ônibus funcionam incrivelmente bem,  as comidas são maravilhosas e existe segurança nas ruas. Isso é ótimo.. sim! adoraria que o Brasil fosse assim.. claro!  Mas essa jornada é muittooo maior do que isso. Vou aprendendo dia a dia a me conhecer , a conhecer meus limites, meus sentimentos.. o quanto eu aceito arriscar.. e o quanto meu ego ainda me prega algumas peças.
              A minha decisão de fazer esse mestrado não foi apenas para estudar fora do brasil.. foi para mudar totalmente a minha vida. Para me jogar de cara no mundo da cooperação, no mundo dos que querem fazer alguma diferença, dos que querem fazer um mundo melhor e acreditam que é possível.
É muito gostoso conversar com os colegas do mestrado e descobrir que, assim como eu, essas pessoas também vieram para cá, dos mais distintos lugares do mundo, procurando essa mudança.. procurando esse encontro com a vida na sua essência.
           Direitos humanos, comercio justo, desenvolvimento social, economia sustentável, reaproveitamento de agua, técnicas agrícolas, todos esses temas inundam meus dias, enchem meus olhos e me fazem amar a escolha de vida que eu fiz.
          Aos poucos vou chegando a Madrid.. de corpo e mente.. e aos poucos vou chegando a mim mesma.
          Uma das lições mais preciosas que estou aprendendo aqui é: a ser apenas uma estrangeira, ser apenas alguem que fala um espanhol arrastado, que tem um dinheiro contado e que toma o metro todos os dias as 4 da tarde com uns livros embaixo do braço, que estuda, dorme, come, que sente saudades e que sorrí pra vida.
Me sinto meio Macabea, meio Julieta, meio Maria, meio eu.. e meio todo mundo e meio que o mundo inteiro!!
          To aprendendo a desfazer meu Ser, do meu Eu egoísta.. a não me encaixar em todos os esteriótipos que eu tinha em volta de mim. Por muitos motivos, mas principalmente, por que aqui não sou nada, nem ninguém..... e a parte isso posso sonhar todos os sonhos do mundo.. e ser livre pra ajudar este mundo de tanta miséria, a se tornar um mundo melhor! Enquanto tudo isso se passa, vou aprendendo a amar mais, a ter mais compaixão, a ser mais inteira.. vou aprendendo o amor que cura (mesmo a distância..), que apoia, que respeita, vou aprendendo que ouvir a voz do meu amor ao telefone me faz sentir em casa denovo, e compartilhar com ele minhas aventuras e angustias, sabendo que temos nosso caminho para seguir juntos, também me faz valorizar cada minuto!
 
Pela janela vejo o mesmo parque todos os dias, meu rio manzanares querido.. e o sol se pôr da forma mais bela.. neste espetaculo que está na janela de todos, no Brasil, na Africa ou na Europa.. um presente para o mundo todo.. todos os dias.. num espetaculo de luz!



" Y son tumbas viejas, de tiempos antigos, en las que unos hombres duermen el sueño eterno. No hay en su interior ni ódio ni envidia, ni tampoco amor o enemistad de vecinos. Al verlas mi mente no es capaz de distinguir  entre esclavos y señores"

2 comentários:

  1. Filha.....tudo o que escreveu que está sentindo e passando chama-se amadurecer....amo o fato de você estar constantemente amadurecendo.......e na direção certa...a do seu coração puro e bom.....
    amo você
    bjs nesse coração lindo
    Dad

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Catarina! Fiquei emocionada. Obrigada por compartilhar um momento tão lindo e lúcido!
    Eu tenho certeza que sua experiência e seu aprendizado nesta jornada será desfrutado não só por você, mas por todos que estiverem ao seu redor. Parabéns pela coragem, você é um ser que nos faz agradecer a vida por ter encontrado. Muita luz no seu caminho, beijos

    ResponderExcluir