quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Crise!


A Palavra maldita! nao dita! sofrida! a palavra que tanto causa calafrios! A CRISE! Aqui na Espanha este é o assunto principal.. mas essa crise é diferente... e eu diria que tem até um pouco de vinho , lagrimas e uma certa dose de poesia, mas foi numa noite fria, caminhando pelo bairro que eu moro, que depois de ver um cartaz que dizia "compre aqui e valorize o comercio local, precisamos de vocês para superar a crise" é que me veio um estalo.. e de repente um monte de coisas fez sentido nessa minha cabeça as vezes tao confusa...
A crise espanhola não esta no governo ou no dinheiro.
A crise esta em cada olhar.. em cada gesto.. em cada mão estendida e cada gesto de ajuda.
A crise esta nos cartazes que incentivam o consumo sustentável, nas ofertas de estágios em organizacoes não governamentais.
Nas universidades cheias de pessoas querendo aprender mais!
A crise esta na paixão de um povo que luta pelo pais que ama.
A crise esta em mim, que vim aqui aprender na universidade, mas aprendo mais um montão da vida também.
A crise está no taxista que me fala do valor da vida, e no meu professor que fala sobre dignidade humana.
A crise esta nos jovens que bebem até não poder mais pela falta completa de visão de seus próprios futuros.
A crise esta em você que esta lendo este texto e na humildade que todos aqui na Espanha estão aprendendo a ter.
Nas caras de desconforto dos alunos do mestrado, quando vêem que os países subdesenvolvidos crescem mais que os europeus.
A crise está na falta de rumo , do rumo que foi tirado, do estado que lavou as mãos, e do povo que dia a dia começa a se reinventar e dos tantos ainda desempregados!
A crise está no orgulho daqueles que se sentem ofendidos por não terem todos os direitos preservados
Nos adolescentes tardios.. que gritam bêbados pela rua em rebeldia pelo seu futuro "perdido"
E nos jovens que sonham, lutam e acreditam que podem mudar tudo!
A crise esta nas ruas, nos velhos, nos jovens.. a crise não é .. a crise ESTÁ!



Mas ela está principalmente na gentileza que brota todos os dias de um povo que está aprendendo a se adaptar, repensar, reencontrar.. e que vai.. com certeza! Vejo em tantos olhos, a sede e a fome pela vida, e a ansia por fazer a diferença, por criar algo novo!

No dia 14 de Novembro, houveram greves gerais.. e foram gerais! em todos os sentidos da palavra! Vários dias antes foram distribuídos cartazes, emails, panfletos e mensagens pedindo a população que nao consumisse, que nao saisse as ruas se nao fosse para protestar, que almoçasse com suas familias, que compartilhasse de tudo! E assim foram.. milhares para as ruas em protesto e milhares para a luta por seu pais! Foi emocionante de ver e de participar. No dia anterior, todos se preparando para a greve , para estar em casa com suas familias, para se reunir pelo protesto e pelo pais. como nao admirar a luta? sempre fui mesmo adepta a um bom combate!


Por que se a crise "esta", a humanidade "é"!!

Um comentário:

  1. É muito bom poder ter uma descrição de quem vive por aí, sem interferência da mídia. mas com um olhar, mesmo que estrangeiro, mas real, do que se passa. Eu fiz um intercambio na colombia e tudo que eu pensava era que iria conhecer coisas boas por lá. sei que fiquei em um bairro que não era considerado perigoso, mas pude atestar que, coforme a convivencia dos cidadãos, que esse ar de tragédia que a mídia sempra colocou nesse maravilhoso país, era falso. eu to procurando um mestrado no exterior também e tb tenho quase 30! =D Sorte por aí na terrinha!

    ResponderExcluir