Em 1921 radicou-se em Santiago e estudou pedagogia em francês na Universidade do Chile,
Em 1953 constrói sua casa em Santiago, apelidada de "La Chascona", para se encontrar clandestinamente com sua amante Matilde, a quem havia dedicado Os Versos do Capitão.
Durante as eleições presidenciais do Chile nos anos 70, Pablo abriu mão de sua candidatura para que Allende vencesse, pois ambos eram marxistas e acreditavam numa América Latina mais justa o que, a seu ver, poderia ocorrer com o socialismo. De acordo com Isabel Allende, em seu livro Paula, Pablo morreu de "tristeza" em setembro de 1973, ao ver dissolvido o governo de Allende.
Permisso, Pablito, vou entrar agora na sua casa!
A Casa, chamada de La Chascona, fica numa ruazinha do bairro bellavista, meio escondida e com muros brancos e uma pequena porta nem dá para imaginar o quao linda é lá dentro.
Entramos e a copa em forma de navio,onde ate no chão existe um pequeno declive para imitar um navio. A decoração delicada e magica, desemboca em pequenos jardins com escadinhas de madeira, que unem as partes da casa, como a sala de jantar, o escritório, o estúdio de música de Matilde, e a parte dos quartos, alem do escritorio de Pablo que imita a proa de um navio.
Andei por cada pedacinho e é impossivel nao imaginar o quao felizes foram, Pablo e Matilde naquele lugar tao aconchegante, depois de tantos anos de espera para viver aquele grande amor.
Alem de tudo tem as historias , esconderijos, janelas estratergicas e escadinhas de madeira que unem os jardins... só é possivel conhecer os detalhes indo lá e conversando com os guias, que mantem preservado e vivo com tanto amor o lugar, que parece q ele ainda vive por la e pode bater no seu ombro a qualquer momento e dizer "Oi, sou o Pablo, o que voce está fazendo aqui na minha casa?!"
"Escrever é fácil. Você começa com uma maiúscula
e termina com um ponto final. No meio, coloca idéias."
(Pablo Neruda)
Só é possível conhecer La Chascona com horário marcado e visitas guiadas.
Endereço: Rua Fernando Márquez de la Plata 0192, Bairro Bellavista, Providencia, Santiago – Chile.
Tb adoro o Pablo Neruda! parabens pelo post!
ResponderExcluirOlá, sou Rafael Queluce! Gostaria mt d ser voluntário, como faço?
ResponderExcluirm mand um email, por gentileza.
rafaellongaritoqueluce@gmail.com
Obrigado!