segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minha Bolivia


Confesso que quando cheguei à Bolivia, fui nao querendo ir, por que as semanas que passei no Peru haviam sido tão incriveis que era dificil pensar em algo que superasse aquilo tudo, e cheguei com um pouco medo.
La paz é desajeitada, cheia de carros, cheia de gente vendendo coisas nas ruas. Há tudo de muito, muita gente, muita poluicao, muita sujeira.
Ok.. A bolivia é pobre,sim! Mas depois de 4 dias em La Paz, eu tenho que me redimir, la paz como sua capital é o espelho de um povo que já sofreu muito e isso se nota com um pouco de sensibilidade e muita observação.
A bolivia se acostumou a perder, e isso é triste! Pensaram nisso? SIm! A bolivia é linda, tem montnhas com neve, picos de natureza incomparavel, salinas inacreditaveis, uma cultura e uma historia com indigenas e incas, que há em poucos lugares.
     E talvez, por ser justamente o coracao da america do sul, com os indios mais selvagens, eles nao conheciam a guerra e perderam para os incas, que acreditavam na magica e perderam para os espanhois.
               Estes espanhois por sua vez.. acreditavam na colonizacao, e colonizaram! Até que Simon Bolivar, em meio a um conjunto de situacoes economicas e politicas favoraveis, conseguiu, por uma brecha em meio ao tempo, salvar a pobre Bolivia e a batizar Bolivar, seu novo Pais.
            Se nao bastasse tudo isso, a Bolivia perdeu denovo.. perdeu terras para a Argentina, Chile, Brasil e Peru. A Bolivia é um pais que ainda luta para ter de volta seu Mar. E ainda, se nao bastasse tudo isso, tem todo o problema com os narcotraficos e uma moeda desvalorizada e uma cultura linda, mas esquecida. Nas ruas de La paz se pode ver diariamente protestos.. e as pessoas ainda tem gana de lutar por o que acreditam. É emocionante de ver, se voce se permite olhar com poesia para este povo e esquecer um pouco as buzinas dos carros e o "pre-conceito".
         Depois de 4 dias (o que é muito pouco!), acho que comecei a entender a complexidade desse povo e senti compaixao.
         Caminhando pelo museu de historia nacional, vendo aquela historia retalhada por guerras e aquela mistura de incas, indios, espanhois e tudo o que há.. eu me arrependi de ter sentido tanto receio da Bolivia.
E aqui eu me redimo e digo, comi incrivelmente bem, conversei com pessoas super interessantes, andei por museus genialmente projetados e vi contrastes naturais de tirar ao folego.
Enfim.. Bolivia! SIM BOLIVIA! COM MUITO ORGULHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário