No meio deste processo teve gente de tudo quanto é lado dando "pitaco" ... desde alguns falando que eu estava louca de tirar um ano sabatico para estudar, ou que eu tinha que comprar um carro com o dinheiro que guardei para vir, ou ainda que eu deveria colocar tudo num fundo de investimento, numa previdencia privada.. ou sei la que bobagem!
Havia também as dicas de viagens, infindaveis.. de que eu deveria ir a paris, que tinha que comer jamon, que as tapas eram otimas, que fazia um frio louco e depois um calor insuportavel.. enfim...de tudo um pouco!
Porém, no meio destes tantos, recebi o que foi talvez um dos conselhos mais valiosos que já me deram na vida.
Eu já tentei puxar pela memoria um milhão de vezes, e não consigo me lembrar quem foi que me disse isso.. me lembro exatamente da situação, sentada numa mesa de bar.. acho que era alguma amiga de amiga que morou fora...mas nao consigo me lembrar quem foi! E o conselho era tao simples.. tão banal .. que na epoca nao tive noção do quão importante ele seria. Era o seguinte:
"Quando você sentir saudade, alegria, cansaço, falta da comida brasileira, saudade de falar portugues, preocupação , etc.. saia para caminhar! Caminhe pelas ruas, por minutos, por horas, sem rumo, mas caminhe todos os dias!"
Se voce está lendo isso e se lembra de ter me dado esse conselho, só tenho uma coisa a te dizer:
Muito Obrigada!
E assim todos os dias eu caminho..as vezes com motivo e as vezes só por caminhar! caminho horas, olhando as ruas mais lindas de Madrid, as luzes de natal, sinto o frio gelado no meu rosto, coloco luvas, gorro, bota, meias, calcas, etc.. e lá vou eu caminhar! Nao importa a temperatura, a hora, o dia.. Nada! Aproveito que Madrid tem segurança e saio pra caminhar as vezes tarde da noite e é uma delicia.
Alem de já ter perdido 4 kg´s, e ter diminuído um numero do manequim, a cada dia descubro uma lojinha nova, uma feira, uma rua, uma viela... um prédio bonito, uma igreja diferente que eu não conhecia, um monumento perdido no meio da multidao.. um jovem ajudando uma velhinha a atravessar a rua.. um senhor pedindo dinheiro na esquina.. uma folha seca que cai da arvore e pousa bem na minha cabeca!
As vezes saio pra caminhar e vou tão longe que compensa tomar um metro pra voltar pra casa!
Quão valioso foi esse conselho.. que me permitiu descobrir tantas coisas!
Enquanto caminho.. penso.. enquanto penso .. caminho.. enquanto caminho , vou conhecendo Madrid a cada dia mais e vou me conhecendo também.